A marca FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino) é uma das marcas da Stellantis, portanto, uma das maiores montadoras de automóveis do mundo com sede no norte da Itália.

A Fiat surgiu em janeiro de 2007. Quando a empresa reorganizou seu negócio automotivo e traçou sua história até 1899, quando produziu seu primeiro carro.

Em 11 de julho de 1899, Giovanni Agnelli fundou a empresa Fiat. Já após a Primeira Guerra Mundial, contudo, com apoio do governo, a empresa passou a investir em diversas áreas como mercado de jato, trator, ferrovia e construção civil.

 Inicialmente, as atividades do grupo concentravam-se na fabricação de automóveis, veículos industriais e agrícolas.

 Contudo, começaram a fabricar as locomotivas já na primeira década do século 20 e, com o início da Primeira Guerra Mundial, foram feitas ambulâncias, metralhadoras e até motores para submarinos.

Com o passar do tempo, a Fiat vem diversificando suas atividades, até hoje atua em vários setores industriais e financeiros.

O centro de suas atividades industriais está na Itália, mas opera por meio de subsidiárias em 61 países com 1.063 unidades e 223 mil funcionários, sendo 111 mil deles fora da Itália. No Brasil, entretanto, a Fiat foi líder de vendas por 13 anos, de 2003 a 2015.

A empresa chegou ao país na década de 1970 com uma estratégia de expansão comercial. Desde então, o país tem sido bem visto pela possibilidade de expansão do mercado e facilidade de exportação para outros países.

Além disso, a cúpula da companhia italiana ficou encantada com a ditadura militar que governou o Brasil.

Campanhas da Fiat

Campanhas da marca Fiat

Em abril de 2014, o Greenpeace lançou uma campanha convocando a Fiat e outras montadoras líderes a produzir carros no Brasil com a mesma eficiência energética dos veículos fabricados na Europa e a investir em carros elétricos.

A empresa está representada em vários países. Foi uma das pioneiras na construção de fábricas na Europa Oriental, especialmente na ex-União Soviética.

O exemplo mais famoso é a empresa russa AutoVAZ (mais conhecida como Lada). Atualmente, entretanto, a empresa possui fábricas no Brasil, Turquia, China, Polônia, Argentina, África do Sul, México e Índia, onde produz modelos como a linha Palio.

No Brasil, segundo o site da montadora, a FIAT está instalada em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, desde 1976. A fábrica começou a ser erguida em 1973 e foi finalizada três anos depois.

O primeiro veículo a sair da linha de montagem foi o Fiat 147. A fábrica localizada em Betim é a maior produtora de veículos do grupo no mundo.

Porém, nos EUA, a marca Fiat não teve muito sucesso devido aos frágeis modelos iniciais da marca. E começaram as brincadeiras dentro das auto peças com a sigla Fiat, dizendo que significava Fix It Again, Tony. Que significa algo parecido com: Concerte novamente, Tony.

Outras marcadas de destaque

Outras marcas de renome, além da fiat

As marcas Ferrari, Maserati, Lancia e Alfa Romeo, todas da FIAT, possuem reputação mundial. Já no Brasil, a marca FIAT começou a ganhar prestígio em meados da década de 1980 com o lançamento de carros populares como o Uno.

Posteriormente, apresentou automóveis e motores de qualidade superior e conquistou grande parte do mercado automotivo brasileiro. O primeiro logotipo era o nome da marca escrita.

Usou-se as iniciais Fiat pela primeira vez em 1901 no formato distinto do logotipo. De 1904 a 1921, entretanto, tornou-se oval o emblema revestido e o nome completo foi removido.

De 1921 a 1931 o logotipo se desenvolveu em um círculo decorado com folhas de louro com as iniciais da marca, que mudaram de cor com o tempo.

A partir de 1931, a Fiat começou a usar 1 sinal vermelho sem coroa com as palavras alongadas. Em 1969, introduziram o logotipo romboide (nome interno) com as iniciais FIAT em quatro diamantes conectados.

A Fiat introduziu o diamante lentamente no início da década de 1970. Embora o antigo emblema da coroa de louros FIAT tenha sido usado para denotar modelos esportivos. Como  por exemplo: os modelos 124 Spider, 127 Sport, X1 / 9 e Abarth.

Logotipos da marca Fiat

Logotipo da marca Fiat

Um novo símbolo corporativo baseado no logotipo romboide foi usado pela primeira vez no Uno em 1983. Que consistia em cinco hastes cromadas em um ângulo de 18 graus para espelhar o romboide que normalmente parecia reduzido no canto da grade.

Em 1999, reintroduziram o logotipo em forma de coroa por ocasião do 100º aniversário da empresa. Posteriormente, de 2000 a 2003, colocaram o antigo logotipo (losango) na parte de trás do produto e um novo na frente (uma reminiscência de 1929).

Era redondo com folhas de louro e um fundo azul para se assemelhar às cores de logotipos vintage. Logotipo criado para comemorar o 100º aniversário da Fiat e tornou-se um logotipo de transição.

No dia 26 de outubro de 2006, a direção decidiu mudar novamente o logotipo, por isso, o primeiro lugar foi em 2007 no Fiat Bravo.

O logotipo posterior é semelhante ao do grupo das décadas de 1930 a 1960, com a inscrição FIAT em marfim e oblongo em um fundo vermelho cromo redondo, enquanto é sombreado em uma moldura ao redor.

O logotipo atual da Fiat está na parte de trás do produto, enquanto o logotipo redondo está na frente.